Os Amarres, um império teocrático militante, foram a primeira das raças jogáveis a redescobrir a viagem superluminal.Armados com essa nova tecnologia e com a força de sua fé, os Amarres expandiram seu império através da conquista e da escravização de várias raças, inclusive a raça Minmatar, que havia acabado de começar a colonização de outros planetas.Após algumas gerações, o intenso choque cultural de encontrar a Federação Gallente e a desastrosa invasão do território Joviano proveram a oportunidade para muitos Minmatares se rebelarem contra seus senhores Amarr e formarem seu próprio governo. Ainda assim, muitos Minmatares continuam a ser escravos, e alguns até mesmo adotaram a religião Amarr e lutaram a favor de seus mestres durante a revolução, e por seus esforços foram recompensados com a liberdade e direitos civis no Império. A República Minmatar, inspirando-se nos ideais e práticas da Federação Gallente, é no momento uma potência militar e econômica a buscar ativamente a emancipação de seus irmãos e de todos os outros escravos.
Os planetas de origem tanto dos Gallentes como dos Caldaris se situam ao redor da mesma estrela. O planeta Gallente foi originalmente fundado por descendentes dos colonos franceses de Tau Ceti. Caldari Prime, por outro lado, foi comprado por uma megacorporação multinacional que começou sua terraformação. Porém, a terraformação de Caldari Prime estava incompleta quando o buraco de minhoca colapsou, e por isso o planeta permaneceu ambientalmente inóspito por milênios. A sociedade Gallente se recuperou a um alto patamar tecnológico centenas de anos antes dos Caldaris e engendrou a primeira república democrática duradoura da nova era na forma da Federação Gallente. Originalmente, os Caldaris eram membros da Federação, embora animosidades culturais entre os dois povos hajam se espiralado em uma guerra durante a qual os Caldaris se separaram da Federação para fundar seu próprio Estado Caldari. A guerra durou 93 anos, sem que nenhuma das nações pudesse sobrepujar a outra. O planeta Caldari Prime de início continuou nas mãos da Federação Gallente. Só muito mais recentemente, uma ofensiva Caldari conseguiu recapturar seu planeta natal perdido, um fato visto com repugnância pelos Gallentes, que veem a presença de uma significativa frota Caldari na órbita do planeta como uma tomada de reféns em massa.
A Federação Gallente e o Estado Caldari são ambos nações orientadas à economia e ao comércio. A diferença é que os Gallentes favorecem políticas liberais, encorajam o empreendedorismo individual e a social-democracia, e mantêm uma abordagem progressista ao bem-estar social, enquanto que o Estado Caldari é organizado na forma de uma corporocracia estatal, onde o próprio Estado é possuído por e operado em nome de alguns poucos trustes de megaconglomerados. Devido à sua posição oficial em favor do multiculturalismo e do encorajamento da diversidade, a Federação Gallente atrai muitos imigrantes. Por exemplo, um terço das pessoas de etnia Minmatar lá residem. A fim de retificar seu déficit populacional, o Estado Caldari criou um programa de reprodução artificial, produzindo uma geração de "crianças de proveta", educados pelo Estado para aumentar a disponibilidade de mão de obra para as megacorporações.
Os Jovianos (atualmente uma raça não-jogável) eram colonos também. Diferentemente das demais raças, eles mantiveram uma sociedade relativamente avançada mesmo depois do colapso do buraco de minhoca. Assim, sem precisar passar milênios com a recapitulação de conhecimentos, a história Joviana viveu a ascensão e queda de dois períodos imperiais enquanto as outras quatro raças permaneciam presas ao chão. Eles se expandiram pela galáxia e em certo ponto decidiram moldar seus próprios genes a fim de se adaptar melhor à exploração interestelar. Essa experimentação genética, porém, fez surgir a "Praga Joviana", um desarranjo psiquiátrico hereditário que aleijou sua civilização apesar de todos os seus esforços. Hoje, supõe-se que habitem uma região do espaço inacessível a forasteiros.
Adicionalmente aos seus diferentes passados e histórias, cada raça tem uma filosofia diferente de construção espacial. Naves Minmatares tendem a ser bem rápidas, mas frágeis, a depender de rápidas manobras para evadir a mira das armas inimigas, e a usar armas projéteis tais como artilharia ou autocanhões. Naves Amarres são pesadas, densamente blindadas, e usam baterias de armas laser. Naves Gallentes são polidas e bem estruturadas, e se especializam em drones e em canhões elétricos. Finalmente, naves Caldaris são lentas e têm pouca blindagem, mas têm fortes escudos energéticos, lançadores de torpedos e mísseis e canhões magnéticos de longo alcance.