Criar um Site Grátis Fantástico
EVE Online
EVE Online

 

Um dos grandes pontos fortes em EVE é o sistema de progressão de habilidades. Em World ofWarcraft ou Everquest passas 3 horas a jogar e ganhas experiência durante esse tempo. Em EVE, as tuas habilidades evoluem baseadas no relógio do mundo real. Uma habilidade que demore 5 dias, 15 horas e 31 segundos, vai demorar esse tempo quer estejas a jogar ou não. Estes temporizadores podem ser alterados com base nas características do personagem, mas nunca podem ser treinados mais rápido do que o estipulado.

O bom deste sistema é que permite aos jogadores casuais acompanharem os jogadores hardcore. Mas este sistema também acarreta problemas, barrando jogadores hardcore de entrarem imediatamente em áreas mais avançadas. Algumas das corporações de topo requerem um mínimo de skill points para se entrar, barrando qualquer novo jogador independentemente de quaisquer habilidades que este possua. Após 5 meses e pouco, já tenho 4.3 milhões de Skill Points, mas algumas corporações requerem 20 milhões ou mais.

.

Para mim, isto não tem sido um grande problema; é claro que fico com inveja quando vejo outro jogador a viajar numa Vargur e me apercebo que vou demorar mais 93 dias para lhe chegar aos calcanhares, sem contar com os skills de suporte. Mas ao mesmo tempo, consigo pilotar uma nave mais pequena como uma frigate ou um destroyer, com relativa competencia. São precisos anos de experiência para pilotar uma nave capital ou comandar todas as rotas. Mas como newbie, podes fazer algo bastante bem e depressa.

Em EVE, as tuas habilidades comandam o teu progresso, mas a tua nave dita o teu objectivo. O piloto médio terá dezenas de naves guardadas, com diferentes pontos fortes e fraquezas. A utilidade de uma nave é condicionada pelo tamanho, habilidades especiais e capacidade de armazenamento. Por exemplo, uma batltleship tem vários escudos, armadura e pode efectuar grandes quantidades de dano, mas move-se mais devagar e as armas são muito grandes para fazerem pontaria a naves mais pequenas. Uma frigate por outro lado, tem velocidade e pontaria, mas rebenta-se facilmente se não tiveres cuidado.

Algumas destas naves têm ainda usos mais específicos, segundo as suas habilidades especiais. O osprey, por exemplo, é um cruseiro com 20% de bónus para o laser de minar, 10% de bónus para o uso de escudo e 500% de bónus para o alcance dos escudos; isto transforma-o numa boa nave de extracção ou de reparação de escudos.